O Parque Natural Municipal Morro do Macaco, em Bombinhas (SC), alcançou um marco inédito ao registrar 1 milhão de visitantes entre 15 de agosto de 2020 e 23 de abril de 2025. O número foi contabilizado pela equipe técnica do Pórtico de Entrada, responsável pelo monitoramento diário do fluxo de visitantes, recepção e orientações sobre as trilhas.
Com paisagens deslumbrantes, trilhas ecológicas e mirantes de vista privilegiada, o parque se consolida como um dos principais destinos de ecoturismo da região Sul. Só entre janeiro e abril deste ano, 86% dos visitantes fizeram a trilha pela primeira vez.
O perfil do público é majoritariamente de brasileiros (49%) e argentinos (45%), com presença também de turistas do Paraguai, Uruguai e Chile. Entre os estados brasileiros, destacam-se Santa Catarina (38%), Rio Grande do Sul (25%), Paraná (24%) e São Paulo (10%). Curitiba lidera entre as cidades de origem, com 8,3% dos visitantes.
A trilha do Morro do Macaco recebeu nota média de 4,63 (em uma escala de 0 a 5), refletindo o alto nível de satisfação dos visitantes. A média de pessoas por grupo é de 3,38.
O Pórtico de Entrada, localizado na Rua Jequitibá, nº 48, no bairro Canto Grande, funciona todos os dias das 7h às 19h durante a temporada de verão e até as 18h nos demais meses. O local também dá acesso à Trilha da Tainha, outro atrativo da região.